O que é novo para você pode estar ficando obsoleto sob o ponto de vista do resto do mundo.
- 1.0 Artificial e aplicações inteligentes
Inteligência Artificial (IA) não é mais algo distante de ser alcançado e presente apenas em obra de filmes do George Lucas ou do Steven Spielberg. Empresas utilizam (se a sua está de fora, corra atrás do prejuízo e se atualize) a IA em seus negócios, de diversas formas, principalmente para aprimorar a tomada de decisões, reinventar modelos e ecossistemas de negócio e melhorar a experiência do consumidor. A IA será o grande diferencial para as empresas e, segundo o Gartner, vai começar a compensar as iniciativas digitais até 2025.
- 2.0 Internet das coisas (IOT)
A IoT colhe dados e age em tempo real, possibilitando monitoramento e gerenciamento de alta eficiência. Por mais que pareça ser apenas uma promessa de futuro, a Internet das Coisas já está presente em nossas vidas. Smartwatches, pulseiras fitness, smart TVs, geladeiras inteligentes e iluminação automática já são usados por vários brasileiros e o amanhã é promissor.
- 3.0 Big Data
2.5 exabytes de dados. Essa é a quantidade de dados produzidos diariamente. Nesse contexto surge o Big Data, o uso de grandes ou complexos volumes de dados. O mercado movimenta bilhões de dólares e as técnicas de coleta são inúmeras: seu smartphone, websites, aplicativos, máquinas e carros estão coletando dados o tempo todo (mesmo que você não saiba disso).
- 4.0 Sistemas Conversacionais
Chatbots: esse é o maior foco das plataformas de conversação hoje. As pessoas têm diversos pontos de interação com aplicativos, informações, pessoas, comunidades sociais, governos e negócios. Isso faz com que as interfaces de conversação sejam melhor desenhadas e tornem-se os principais objetivos na produção de aplicações, para melhorar a interação com o cliente. Aliada à IA, a tecnologia pode, inclusive, aprender como ele se comunica e propiciar uma experiência única para o usuário.
- 5.0 Blockchain
A evolução tecnológica caminha rapidamente no sentido de prevenir fraudes e evitar que dados sensíveis sejam interceptados de forma indevida. É aí que surge, por exemplo, o blockchain.
o blockchain com certeza irá criar disrupção nos próximos anos.
E você, está preparado para essas tendências tecnológicas ou vai virar história? Conte pra gente nos comentários! Saiba mais em portalvazto.com
Fonte: Gartner