Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Make B. lança primeira linha de pincéis acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida

Os acessórios articulados têm design inclusivo que se adapta a diferentes necessidades durante a aplicação de maquiagem

Segundo dados de 2022 divulgados pelo Ministério de Direitos Humanos, há, no Brasil, mais de 18 milhões de pessoas com deficiência – metade delas são mulheres. Isso representa 10% da população feminina nacional. Pensando nesse número tão expressivo, Make B., marca de maquiagem do Boticário, traz uma novidade ao mercado: uma linha de pincéis articulados com um mecanismo interno que facilita a aplicação, e promove mais precisão e firmeza. “Para quem enfrenta desafios ao realizar movimentos meticulosos, segurar pincéis tradicionais pode ser um desafio para a autoexpressão através da maquiagem”, compartilha a diretora da categoria de gifts e acessórios do Grupo Boticário, Vanessa Machado. O lançamento, que se dará em 4 de novembro, ganhou uma capa digital na Vogue.

Capa digital da Vogue Brasil apresentada por Make B. — Foto: Vogue Brasil

A linha é composta por cinco pincéis com diferentes funções – base, pó, blush, contorno e multiuso –, desenvolvidos nos últimos quatro anos. Eles possuem um mecanismo que permite à consumidora estender, inclinar e girar as cerdas para a posição desejada – isso auxilia principalmente quem possui limitação motora, fraqueza muscular ou deficiência física nos membros superiores, já que a ferramenta propicia angulação e controle durante a aplicação de produtos. Ainda, os pincéis possuem marcação tátil na base a fim de facilitar a identificação para quem tem deficiência visual.

Esses diferenciais foram testados por indivíduos com deficiência nos membros superiores que fazem parte da Comunidade Beleza Livre, grupo on-line de codesenvolvimento de produtos do Grupo Boticário que considera a diversidade brasileira – seus participantes são mulheres e pessoas negras, LGBTQIAP+, com deficiência e com idade superior a 45 anos. “Avaliamos a acessibilidade, a usabilidade e o mecanismo articulado com pessoas com deficiência nos membros superiores para compreender a percepção e identificar oportunidades de melhoria. Para nós, é fundamental que esse processo seja feito para esse público e com ele, trazendo suas narrativas para o centro do desenvolvimento”, conta Vanessa.

Ao todo, são cinco pincéis articulados — Foto: Divulgação

Vale ressaltar que os produtos também atendem necessidades gerais, afinal, é possível utilizá-los como ferramentas convencionais, sem ativar o mecanismo acessível. “A alta performance do lançamento vai além do design inovador: as cerdas macias e qualidade profissional também agregam em seu resultado. A maciez minimiza o atrito com a pele, proporcionando um deslizar suave que exige menos esforço para uma aplicação uniforme.”

Acessibilidade como missão

A iniciativa, certificada pela consultoria internacional Kantar como pioneira no Brasil*, reforça o compromisso do Grupo Boticário de se tornar uma referência em inclusão no mercado de beleza. Essa não é a primeira vez que o grupo lança um item com o objetivo de atender a necessidades específicas de pessoas com deficiência. Desde o início deste ano, uma base aderente – que ajuda a criar fricção para a abertura de embalagens de perfumes, loções e mais – e um engrossador multiuso para manuseio – que facilita o uso de máscaras de cílios, por exemplo – foram distribuídos gratuitamente em lojas de O Boticário e Quem disse, Berenice? em cinco regiões do Brasil.

Fonte: Vogue Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Postagens

Casa Ultravioleta é inaugurada no Parque Ibirapuera

Make B. lança primeira linha de pincéis acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida

Home office ou comida no escritório? A estratégia da Danone é focar na saúde e não importa o lugar

5 tendências de mídia para ficar de olho em 2025

Beleza com propósito: O salão que promove aceitação da beleza natural feminina

Optimus: robô humanoide da Tesla dança e serve bebidas durante evento de Musk

Eurogarden: Futuro Sustentável, o inovador Bairro Impulsionado por um Investimento de 200 Milhões de Reais!

Em combate ao racismo, Boticário troca “Black Friday” por “Beauty Week”

5 tendências do e-commerce para 2021

O que pode acontecer nas olimpíadas mais tecnológicas de todas?

Seis campanhas que revisam os conceitos de masculinidade

Oreo lança bolachas coloridas em campanha LGBTQIA+

Inscreva e receba novidades

CADASTRE E RECEBA CONTEÚDO DO PORTAL