Os acessórios articulados têm design inclusivo que se adapta a diferentes necessidades durante a aplicação de maquiagem
Segundo dados de 2022 divulgados pelo Ministério de Direitos Humanos, há, no Brasil, mais de 18 milhões de pessoas com deficiência – metade delas são mulheres. Isso representa 10% da população feminina nacional. Pensando nesse número tão expressivo, Make B., marca de maquiagem do Boticário, traz uma novidade ao mercado: uma linha de pincéis articulados com um mecanismo interno que facilita a aplicação, e promove mais precisão e firmeza. “Para quem enfrenta desafios ao realizar movimentos meticulosos, segurar pincéis tradicionais pode ser um desafio para a autoexpressão através da maquiagem”, compartilha a diretora da categoria de gifts e acessórios do Grupo Boticário, Vanessa Machado. O lançamento, que se dará em 4 de novembro, ganhou uma capa digital na Vogue.
A linha é composta por cinco pincéis com diferentes funções – base, pó, blush, contorno e multiuso –, desenvolvidos nos últimos quatro anos. Eles possuem um mecanismo que permite à consumidora estender, inclinar e girar as cerdas para a posição desejada – isso auxilia principalmente quem possui limitação motora, fraqueza muscular ou deficiência física nos membros superiores, já que a ferramenta propicia angulação e controle durante a aplicação de produtos. Ainda, os pincéis possuem marcação tátil na base a fim de facilitar a identificação para quem tem deficiência visual.
Esses diferenciais foram testados por indivíduos com deficiência nos membros superiores que fazem parte da Comunidade Beleza Livre, grupo on-line de codesenvolvimento de produtos do Grupo Boticário que considera a diversidade brasileira – seus participantes são mulheres e pessoas negras, LGBTQIAP+, com deficiência e com idade superior a 45 anos. “Avaliamos a acessibilidade, a usabilidade e o mecanismo articulado com pessoas com deficiência nos membros superiores para compreender a percepção e identificar oportunidades de melhoria. Para nós, é fundamental que esse processo seja feito para esse público e com ele, trazendo suas narrativas para o centro do desenvolvimento”, conta Vanessa.
Vale ressaltar que os produtos também atendem necessidades gerais, afinal, é possível utilizá-los como ferramentas convencionais, sem ativar o mecanismo acessível. “A alta performance do lançamento vai além do design inovador: as cerdas macias e qualidade profissional também agregam em seu resultado. A maciez minimiza o atrito com a pele, proporcionando um deslizar suave que exige menos esforço para uma aplicação uniforme.”
Acessibilidade como missão
A iniciativa, certificada pela consultoria internacional Kantar como pioneira no Brasil*, reforça o compromisso do Grupo Boticário de se tornar uma referência em inclusão no mercado de beleza. Essa não é a primeira vez que o grupo lança um item com o objetivo de atender a necessidades específicas de pessoas com deficiência. Desde o início deste ano, uma base aderente – que ajuda a criar fricção para a abertura de embalagens de perfumes, loções e mais – e um engrossador multiuso para manuseio – que facilita o uso de máscaras de cílios, por exemplo – foram distribuídos gratuitamente em lojas de O Boticário e Quem disse, Berenice? em cinco regiões do Brasil.
Fonte: Vogue Globo