Pesquisa da Sellesta sobre marketing on-line aponta desafios como competitividade, geração de ROI e acompanhamento diário do mercado
A evolução digital vem se mostrando benéfica para o marketing, mas ainda causa alguns desafios aos profissionais de marketing on-line. Por meio de uma pesquisa, a Sellesta se propôs a investigar os maiores obstáculos dos gerentes do segmento.
Um dos resultados em destaque é de que, no Brasil, 93,6% dos gerentes de e-commerce necessitam de, pelo menos, duas semanas para criar e implementar uma campanha. Já 14,3% afirmam precisar de ao menos um mês, contra 13,6% que demandam cinco dias.
Ao todo, foram ouvidos 200 profissionais de comércio eletrônico que atuam no Brasil e no México.
Após rodar campanhas promocionais, 87,1% dos respondentes apontam que um desafio enfrentado é a geração de retorno sobre o investimento (ROI). Outra dificuldade registrada também é gerar conhecimento de marca (13%).
Quanto à competitividade, 91% dos varejistas da área declaram enfrentar concorrência de pelo menos 10 outras marcas. Além disso, 11% dizem manter a mesma precificação ao longo do ano.
A digitalização proporciona transformações rápidas e gera um alto volume de informações. Neste sentido, mais da metade (56%) dos gerentes relata ter acesso a dados de mercado e concorrentes em tempo real. De acordo com a Sellesta, informações como tendências diárias são importantes ferramentas de auxílio à tomada de decisão.
Na contramão, só 15,4% dos brasileiros consideram-se “extremamente atentos” e em posição de acompanhar os desenvolvimentos do mercado de forma diária.
Em nota à imprensa, Max Zagrebin, CEO da Sellesta, ressalta a importância dos dados e cita o surgimento da IA. Segundo ele, isso transformará drasticamente o desafio da falta de informações, permitindo que profissionais de marketing on-line em geral tenham acesso e respondam à dinâmica do mercado em tempo real.
Fonte: M&M