Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Profissionais de comunicação acreditam que IA pode substituir postos de trabalho

Levantamento indica que 55% dos profissionais de comunicação e marketing dizem que tecnologia irá contemplar cargos de criação de conteúdo, análise de tendências, entre outros

Profissionais se mostram cientes dos impactos da inteligência artificial sobre o trabalho. Uma pesquisa da agência global de relações públicas MarketCross aponta que 55% dos profissionais de comunicação acreditam que a inteligência artificial pode substituir profissionais.

A substituição de postos relacionados à criação de conteúdo, análise de tendências e design gráfico lideram entre as crenças. Os outros 45% apontam que a ferramenta irá redefinir funções a partir da automatização. A agência ouviu profissionais de comunicação e marketing da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, México, Peru e Reino Unido.

A amostra aponta que o maior potencial da IA na área de marketing e comunicação no presente e no futuro próximo configura-se pela economia de tempo nas tarefas operacionais, aumentando a eficiência e a produtividade. A agência destaca também que os profissionais valorizam a IA para o desenvolvimento de conteúdo personalizado e multiplataforma com baixo custo e encaram possibilidades na análise de dados e descoberta de tendências.

Os usos da inteligência artificial no trabalho

Segundo os profissionais inquiridos, o maior potencial da IA na área do marketing e comunicação no presente e no futuro próximo é dado pela economia de tempo nas tarefas operacionais. Dessa forma, há um aumento de eficiência e produtividade. Ao automatizar processos, há mais tempo para o desenvolvimento de visão estratégica e criativa. Nessa linha, os profissionais valorizam a IA para a criação de conteúdo personalizado e multiplataforma com baixo custo, e veem inúmeras possibilidades na análise de dados e descoberta de tendências.

Ao todo, 80% já utilizaram a inteligência artificial no cotidiano. O ChatGPT é o mais adotado, estando presente na vida de 57% dos entrevistados. Outras ferramentas como o Bard, Midjourney, Copy AI, Taplio, Adobe Firefly e Tome também aparecem entre as respostas. Ao mesmo tempo, os respondentes assumem que a IA é eficaz para a geração de ideias, realização de testes A/B e para criação de conteúdos.

Os resultados de tal efetividade foram vistos pela MarketCross. 53% dos profissionais já veem melhorias na eficiência das suas campanhas de marketing e comunicação. Além disso, eles indicam que a tecnologia auxilia na economia do tempo para criar ideias, bem como corroborar hipóteses.

Há ainda uma satisfação na otimização de campanhas com base nos públicos alvo, bem como obtenção de sugestões de design e criação de imagens. Destacam-se também a pesquisa, coleta e análise de dados de forma rápida e entender melhor o uso correto de outro idioma.

Em nota, Cristela Reyes, CEO da MarketCross, as organizações e os profissionais do setor que não sequer exploram o potencial das tecnologias podem estar ficando para trás.

Fonte: M&M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Postagens

Make B. lança primeira linha de pincéis acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida

Home office ou comida no escritório? A estratégia da Danone é focar na saúde e não importa o lugar

5 tendências de mídia para ficar de olho em 2025

Beleza com propósito: O salão que promove aceitação da beleza natural feminina

Optimus: robô humanoide da Tesla dança e serve bebidas durante evento de Musk

Nova AI do Google está transformando tudo em podcasts

Nova atualização do ChatGPT possibilitará que tecnologia “veja, ouça e fale”

Google atualiza sua ferramenta de anúncios com IA. Agora com até 25 ”Temas de Pesquisa” que otimizam direcionamento

Como a energia pode ser o negócio do século sem ter que torrar o planeta

Como preparar o marketing para a LGPD?

Apple é a marca mais preparada para o futuro, aponta estudo exclusivo

Você já pensou no impacto que os seus dados geram no planeta?

Inscreva e receba novidades

CADASTRE E RECEBA CONTEÚDO DO PORTAL