Pesquisa destaca os fatores que moldam a percepção do consumidor brasileiro sobre marcas
Empresas que não adotam boas práticas ambientais, sociais e de governança, conhecidas como políticas ESG, são vistas de forma negativa por uma parcela significativa dos brasileiros, segundo a pesquisa “Reputação das marcas: o que move o comportamento dos brasileiros”, conduzida pela Nexus.
O estudo revelou que 26% dos consumidores consideram a ausência de práticas ESG como o principal motivo para deixar de admirar ou até mesmo reprovar uma marca ou empresa. Além disso, essas políticas estão entre os três fatores mais relevantes para avaliar uma marca positivamente.
A prioridade do consumidor
Embora o ESG seja um critério importante, o selo de qualidade ocupa o topo da lista quando se trata de admiração por marcas. De acordo com a pesquisa, o nível de qualidade dos produtos e serviços, aliado à preocupação das empresas em atender bem seus clientes, é um fator decisivo para conquistar a confiança do consumidor.
“O brasileiro valoriza marcas que entregam excelência no que oferecem, seja em produtos ou serviços. Atender bem o cliente é o ponto de partida para uma relação positiva, embora outros fatores também sejam relevantes”, afirma Tokarski, responsável pelo estudo.
Impacto econômico como diferencial
Outro aspecto que pesa na avaliação do consumidor é o impacto econômico gerado pelas empresas. Fatores como a capacidade de gerar empregos, promover renda e contribuir para o desenvolvimento das regiões onde atuam são altamente valorizados pelos brasileiros.
A pesquisa reforça que, para conquistar e manter a confiança do público, as marcas precisam ir além da oferta de produtos de qualidade. Aspectos como responsabilidade social, atendimento e contribuição econômica desempenham papéis essenciais na construção de uma reputação sólida no mercado.