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O que é tendência de mercado e sua importância no marketing

Saiba como é importante acompanhar as tendências de mercado e como podem auxiliar profissionais de marketing.

O que é tendência de mercado? Segundo Kotler (2000), uma tendência é uma direção ou uma sequência de eventos que tem determinado impulso e direção.

As tendências se desenvolvem a partir da necessidade de inovação de uma sociedade e se refletem através de sinais em contextos sociais, culturais, econômicos, e muitos outros. Sendo assim, ao percebê-la, é possível antecipar e se adaptar ao comportamento que o seu consumidor adotará futuramente.

Nesta postagem vamos entender os 3 tipos de tendências de mercado apontados por Kotler e mostrar a importância de seu uso no dia a dia dos profissionais de marketing.

Tendência de mercado: como saber o que seus clientes vão querer amanhã?

Uma tendência de mercado é a indicação de um caminho a seguir, uma pista que o comportamento dos consumidores e dados de pesquisas estão apontando, mas isso não significa que, com absoluta certeza, quem apostar nela estará com o sucesso garantido.

É por isso que Kotler divide as tendências de mercado em três tipos, de acordo com seu grau de confiabilidade e duração:

  • Modismos
  • Tendências
  • Megatendências

Modismos

Modismos são imprevisíveis. Uma tendência de curta duração, mas sem um significado cultural relevante. Algumas empresas podem ganhar algum dinheiro com modismos, mas por um curto período de tempo.

Um exemplo desse fenômeno foram as “febres” em sequência de franquias ou lojas individuais de “frozen yogurt”, temakerias, paleterias mexicanas e, mais recentemente, hamburguerias gourmet.

Tendências

A tendência “revela como será o futuro […] pode se manter por muito tempo – sendo observável em diferentes áreas de mercado e atividades de consumidores – e é consistente com outros indicadores significativos que ocorrem ou surgem ao mesmo tempo”.

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Um exemplo de tendência é o trabalho remoto, tanto por meio do Home Office, como em espaços de coworking. Aliás, esse setor tende a crescer ainda mais após a pandemia.

Uma empresa que soube perceber essa tendência e se aproveitar da oportunidade foi a Spacious, uma startup de Nova Iorque que se deu conta que muitas restaurantes belíssimos da cidade só abrem de noite, ficando fechados durante o dia.

A partir daí, criaram um app para que as pessoas encontrassem nestes restaurantes e trabalhassem por lá, durante o dia, usando a internet do local e aproveitando uma decoração maravilhosa.

Megatendências

Um exemplo de megatendência são os carros inteligentes que estão sendo desenvolvidos por diversas empresas de ponta, como Google, Tesla, Uber e Apple.

Com uma abrangência bem maior, as megatendências são “grandes mudanças sociais, econômica, políticas e tecnológicas que se formam lentamente e, uma vez estabelecidas, nos influenciam por algum tempo – de sete a dez anos, ou mais”.

Agora que você entendeu o que é tendência de mercado e seus vários tipos, veja como usá-la em seu dia a dia profissional.

A importância das tendências para profissionais de marketing

Antever tendências contribui para a criação de estratégias de marketing mais eficientes, já que ajuda a:

Enxergar possibilidades de mudança: este é um dos maiores desafios nas empresas. E, hoje, mais do que nunca, a capacidade de gestão da mudança se tornou uma vantagem competitiva sustentável. Prever novos comportamentos e tendências de mercado pode fazer toda diferença no desenvolvimento de produtos ou no lançamento de campanhas.

Estar um passo à frente da concorrência: existe uma frase de Steve Jobs que descreve isso muito bem: “Inovação é o que distingue um líder de um seguidor”. Ao perceber tendências antes da concorrência, tornando-se pioneira em um mercado novo e inexplorado, sua empresa conseguirá uma enorme vantagem competitiva.

Se preparar para atender as necessidades e desejos dos clientes: mudar características e atributos de produtos e serviços para acrescentar novos benefícios para os consumidores não se faz da noite para o dia. Ao detectar tendências, as empresas podem se preparar com antecedência e obter melhores resultados.

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Acabamos de falar de mercado, concorrência e público-alvo e de mostrar como as tendências ajudam um profissional de marketing a compreendê-los melhor. Mas como podemos, de fato, mapear tendências?

O uso de softwares de CRM e de ferramentas online, como Google Adwords Keyword Tool, Google Alertas, Google Trends e Redes Sociais é um caminho. Mas pesquisas de tendência são uma das melhores alternativas para conhecê-las de forma concreta, sob medida para a sua realidade e baseada em dados.

Fonte: Mindminers

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