BR Media Group avalia a participação de influencers em ações de Black Friday e aponta maior engajamento com a presença de personalidades das redes sociais
O recrutamento de influenciadores digitais para a publicidade já é corriqueira, sobretudo em datas especiais, como a Black Friday. Ao lado da Human Data, a BR Media Group se propôs a analisar o cenário da data promocional juntamente com o recorte de tais figuras.
A pesquisa apontou que ações com influenciadores tem 208% a mais de engajamento com o público quando comparados com publicidades de mídia paga e display.
O Instagram lidera com 97,6% de engajamento entre todas as redes sociais. A plataforma também é a mais escolhida por marketplaces (77,5%) para a divulgação de marketplaces. Depois, a preferência é dada ao Facebook (16,4%) e ao TikTok (6%).
Além disso, os influencers aparecem como uma chancela para a validação de produtos. O levantamento mostrou que as figuras oferecem blindagens para críticas negativas. Isso faz com que o consumidor mude sua percepção acerca de produtos. Com isso, desejo fica no topo das palavras mais comentadas, com 32%. Na sequência aparecem preferência (12%) e aprovação (11%).
Por outro lado, clientes apresentam queixas diferentes quando não encontram a figura de criadores de conteúdo. Entregas e influenciador são os principais comentários em uma peça, com 28% e 12%, respectivamente. Depois, estão marca (11%), atendimento (11%) e promoção (10%).
O estudo sobre a Black Friday também mapeou 67 mil influenciadores. Virgínia foi a personalidade que mais se destacou, com 20% de público com afinidade com a Black Friday. O segundo lugar ficou empatado entre Carlinhos Maia o cantor Gusttavo Lima, ambos com 19%. Na lista, também aparecem Neymar Jr, Whindersson Nunes, Paolla Oliveira e Tirullipa.
Fonte: M&M