O WhatsApp ultrapassa um bilhão de usuários ativos por dia. E essa plataforma poder ser um recurso incrível para ações de marketing para WhatsApp.
Os dados de audiência refletem a notoriedade do aplicativo e, além disso, permitem pensar que este aplicativo de mensagens instantâneas pode ser a oportunidade perfeita para se conectar com o público-alvo.
Mas dá para fazer marketing digital neste aplicativo? A resposta é sim. O marketing no WhatsApp é uma estratégia que cada vez mais empresas utilizam para realizar promoções, campanhas de fidelização de clientes, para promover a comunicação corporativa, etc.
Sem dúvida, é uma tendência crescente de marketing pelo baixo custo e pelos bons resultados que pode trazer às empresas .
A seguir, convidamos você a descobrir tudo sobre o WhatsApp Marketing: O que é, principais vantagens, como criar uma estratégia e algumas dicas para colocá-la em prática, acompanhe!
O conceito de Marketing para WhatsApp
WhatsApp Marketing, como o próprio nome sugere, é uma estratégia de marketing que se realiza através deste aplicativo móvel.
Esta estratégia consiste em aproveitar uma das suas principais características, as mensagens instantâneas .
Normalmente, as estratégias de WhatsApp Marketing incluem dois tipos de ações principais: comunicação com o público e envio de conteúdo valioso.
Este aplicativo móvel não foi originalmente planejado para desenvolver estratégias de marketing.
Porém, seu grande sucesso entre as pequenas, médias e grandes empresas, impulsionou a empresa a lançar uma versão mais comercial.
O WhatsApp Business, um app que facilita a interação com o público, que oferece ferramentas para automatizar o WhatsApp, além de organizar e responder rapidamente às mensagens do público.
Diferenças entre WhatsApp privado e Business
À primeira vista, os dois aplicativos são praticamente os mesmos. No entanto, o WhatsApp Business também inclui:
Perfil profissional
O WhatsApp Business permite editar o perfil em um nível mais avançado e definir as principais características do seu negócio, tais como: nome, tipo e descrição do negócio, endereço, horário, site, e-mail.
Automação
Permite que você crie respostas automatizadas, para responder aos seus clientes sem ter que responder você mesmo. Suas mensagens automatizadas incluem:
- Mensagem de boas-vindas: esta mensagem é usada quando um usuário nos escreve pela primeira vez.
- Mensagem de ausência: Esta mensagem é enviada quando um usuário entra em contato fora do horário comercial que definimos.
- Respostas rápidas: São mensagens predefinidas que podemos configurar na ferramenta para oferecer respostas simples, como uma mensagem de despedida.
Medição
O WhatsApp Business oferece uma seção de análise, onde inclui métricas de desempenho para nossas ações de marketing.
Essa seção, aliada aos OKRs definidos para a estratégica macro, podem trazer insights relevantes para a ação.
Podendo interpretar se as estratégicas estão corretas ou então se precisam de algumas correções.
Vantagens de fazer marketing para WhatsApp
As vantagens do marketing no WhatsApp são as seguintes:
Confiança
O usuário geralmente confia no aplicativo e no conteúdo publicitário que recebe por meio dele, especialmente se tiver o remetente salvo em sua lista de contatos.
Por isso, em muitas ocasiões, as campanhas realizadas no WhatsApp são feitas apenas com aqueles usuários que têm a empresa em seus contatos, com o objetivo de aumentar a eficácia.
Frequência de uso
A frequência de uso do WhatsApp é, sem dúvida, muito maior do que a de outros aplicativos móveis. Pense nisso! Quantas vezes você usa Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn? E o WhatsApp? É inquestionável que a frequência de uso é muito maior neste último.
Pouca competição
Embora a cada dia mais empresas utilizem o WhatsApp para implementar sua estratégia de marketing, ainda são poucas. A competição em relação a outras plataformas é muito baixa e isso pode fazer sua estratégia ganhar bastante força.
Mensuração de sucesso
Podemos verificar o sucesso da entrega de conteúdo graças ao duplo check azul e o sucesso da campanha graças às respostas dos usuários. Comparado a outras plataformas e aplicativos, medir o sucesso da estratégia no WhatsApp é bastante simples.
Grande variedade de formatos
A aplicação permite o envio de conteúdos em diversos formatos: desde vídeos (vídeo marketing WhatsApp), gifs, imagens e textos promocionais.
Como fazer uma estratégia de marketing para WhatsApp
Siga estas etapas a seguir:
Crie uma base de dados
Criar um banco de dados é vital para implementar qualquer estratégia de marketing, não é diferente com o WhatsApp. É importante que esta base de dados seja segmentada para que os diferentes tipos de clientes sejam muito claros na condução das campanhas.
Defina a estratégia e a mensagem
Que campanha você vai realizar? Qual é o seu objetivo? Como você vai se comunicar? Você vai criar grupos?
Trabalhe na estratégia e na mensagem pelo tempo que precisar, pois isso é fundamental no Marketing do WhatsApp.
Selecione suporte visual ou audiovisual
É hora de selecionar as imagens ou vídeos que irão acompanhar a mensagem de texto. Você pode enviar conteúdo multimídia que facilite a comunicação com o usuário. Além disso, esse conteúdo costuma ter mais sucesso com o público.
Envie
Agora você pode enviar a campanha. O envio pode ser feito manualmente, ou seja, contato a contato, ou em massa. A seleção de um método de envio ou outro dependerá do número de destinatários.
Dicas para aproveitar ao máximo o WhatsApp Marketing
Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo o Marketing do WhatsApp:
Atender clientes em tempo real
Com a função de pagamentos via WhatsApp, com opções de débito ou crédito com diversas bandeiras de cartão, é possível facilitar o atendimento aos clientes e todo a sua jornada de compra.
Para melhorar seu atendimento pós-venda, é recomendável que você utilize o WhatsApp para atender seus clientes em tempo real.
Inclusive para melhorar o atendimento de pré-venda, sanando possíveis dúvidas. O chat perfeito para uma estratégia de fidelização de clientes!
Use grupos de forma adequada
O WhatsApp permite que você crie grupos para fazê-los e usá-los corretamente. Você pode criar grupos para organizar eventos, responder a perguntas sobre um produto ou serviço e assim por diante.
Gere mensagens atraentes
Crie textos de negócios bons, curtos, claros e bem escritos.
É aconselhável que esses textos vão na mesma mensagem, ou seja, que você os envie separados em parágrafos ao invés de enviá-los em mensagens diferentes, para que o usuário encontre apenas uma notificação.
Aproveite o conteúdo multimídia
Aproveite o conteúdo multimídia e acompanhe seus textos com imagens, vídeos, gifs, emojis, etc. Eles ajudarão a tornar sua campanha muito mais visual e dinâmica!
Use todas as funções que o aplicativo permite a você
Para realizar campanhas de sucesso no WhatsApp, use todas as ferramentas do WhatsApp, por exemplo: coloque uma boa imagem de perfil, envie a localização exata para que os usuários saibam onde está o seu negócio, faça uso do status do WhatsApp (semelhante aos Stories do Instagram porque só podem ser visualizado por 24 horas), automatizar o WhatsApp para responder aos clientes e assim por diante.
Gostou das dicas para fazer uma campanha de marketing digital no WhatsApp? Conta pra gente o que achou nos comentários abaixo.
Fonte: ADNews