Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Somos mais criativos do que acreditamos ser

O que diferencia um criativo de outro? O que faz um criativo ser respeitado por suas mirabolantes e maravilhosas ideias? Por que alguns criativos possui carreira inalcançável de prêmios e ascensão? E ainda, que loucura é essa que destaca alguns como verdadeiras estrelas de Hollywood? Alguns respondem com convicção que é porque uns são mais criativos que outros.

Ao longo da minha carreira em agência de propaganda, tive a oportunidade de trabalhar com inúmeros criativos. Então, falo com propriedade de causa: somos mais criativos do que acreditamos ser. O que acontece é que, na maioria das vezes, somos muito bons na criatividade espontânea (aquela que acontece de maneira livre, descontraída e imprevisível), e acabamos não sabendo utilizá-la tão bem quando realmente precisamos dela.

O que nos falta não é criatividade, mas aprender a usá-la quando precisamos e não apenas quando ela surge espontaneamente. Um bom criativo sabe fazer isso quase que instantaneamente. Um criativo com dificuldade necessita estimular esse lado mais e mais até incorporá-lo em sua essência.

Criar é manifestar, colocar para fora, tornar real aquilo que existe apenas no pensamento. A chave para isso é a curiosidade, o questionamento, a mente aberta, a experimentação e o repertório. Quanto mais você se interessar por diversos assuntos e se mantiver aberto para aquilo que não é comum ou normal para você, mais matéria-prima fornecerá para a sua criatividade.

Mantenha-se alerta e interessado pela vida, pelas pessoas e por tudo o que você ainda não conhece. Jogue fora a bolinha de papel com a outra mão ou com o pé; trabalhe ouvindo música e, por falar nisso, mesmo que temporariamente, troque de estilo musical; mude as coisas de lugar em sua mesa; tenha o inglês e o espanhol, mas aprenda a falar um idioma nada convencional como autodidata; sente-se em local diferente do que está acostumado; pratique algum esporte coletivo ou individual para oxigenar o cérebro; viaje para um lugar novo e inusitado; conheça novas culturas e novos hábitos; converse com uma criança, com um idoso, com um cachorro e com uma planta e perceba o que estão te dizendo; dedique-se a fazer coisas diferentes; abra-se para novos conceitos; tente coisas que você nunca tentou antes; teste coisas; instale um app em seu celular e use-o mesmo que seja pra jogar fora depois; vista-se com um estilo diferente a cada dia; compre um chapéu ou um boné e use-o; sente-se na calçada da rua e olhe pra cima, para baixo e para os lados; leia manuais; abra os ouvidos para conhecer outras funções e cargos; converse com o porteiro, com a copeira, com o motorista; realize outras atividades que não a sua; estude novas técnicas para a mesma coisa; não censure ideias aparentemente impossíveis; permita-se errar na tentativa de acertar; cobre-se menos; reinvente as regras; misture conhecimentos de diferentes áreas; liberte-se de preconceitos; e, fundamentalmente, acredite em seu potencial criativo.

Não permita que a falta de estímulo ou reconhecimento limite sua criatividade. Quando pensamos diferente, nem sempre somos imediatamente compreendidos. Ser criativo é uma maneira especial de lidar com a vida e com os acontecimentos. Pessoas criativas são mais felizes porque conseguem extrair sempre, de todas as situações, os fatos mais positivos. Pessoas criativas estressam-se menos e tornam o ambiente de trabalho prazeroso e produtivo. Criatividade é a capacidade de ver o que todo mundo vê, mas com olhos diferentes!

*Crédito da foto no topo: Pixabay/Pexels

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Postagens

Optimus: robô humanoide da Tesla dança e serve bebidas durante evento de Musk

Nova AI do Google está transformando tudo em podcasts

Livelo lança campanha inédita em parceria com Amazon Ads

Nova garrafa de uísque da Johnnie Walker é a mais leve do mundo

Mattel e fabricante da Nokia lançam celular da Barbie

Havaianas desenvolve sandália com o Comitê Paralímpico Brasileiro

Campus Party Brasil volta com sua edição digital em julho de 2021

Já pensou em ir de SP à China em 4 h? É a promessa desse avião futurista

Estudo aponta 6 lições de Experiência do Consumidor para o varejo extraídas da pandemia

TikTok quer tornar todos os vídeos “compráveis”

Conheça os riscos da sua empresa não se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Líderes são a chave da mudança do ‘mindset’ digital nas organizações

Inscreva e receba novidades

CADASTRE E RECEBA CONTEÚDO DO PORTAL