Com o conceito Feito de Futuro e evolução da sua marca, banco quer inspirar as pessoas sobre a importância do tempo, legado e longevidade
Para celebrar seu aniversário de 100 anos, o Itaú Unibanco aposta em uma nova expressão de marca e um novo conceito institucional. Desenvolvido em parceria com as agências Africa Creative e Galeria, o novo posicionamento “Feito de Futuro” convida as pessoas a refletir sobre o tempo, legado e longevidade.
“Temos promovido uma intensa agenda de transformação no nosso negócio e na forma de entregar mais valor. Chegou o momento da nossa marca refletir tudo isso”, ressalta Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do banco.
História centenária e nova marca
A história do banco começa em 1924, quando João Moreira Salles conquistou a patente de banco para a Casa Moreira Salles no estado de Minas Gerais. Já em 1943, em São Paulo, Alfredo Egydio de Souza Aranha funda o Banco Central de Crédito, que se tornaria Itaú. Em 2008, essas duas instituições se uniram e deram origem ao atual Itaú Unibanco, o maior banco e a marca mais valiosa do Brasil e da América Latina.
O novo projeto de design recorreu à história: do tupi-guarani, Itaú significa pedra preta. Com isso, a nova identidade da marca renova não só a marca institucional, mas a expressão de todos os segmentos e perfis do banco.
No novo visual, o laranja ganha mais protagonismo, já os tons de azul ganham vida para identificar os segmentos Uniclass e Personnalité, enquanto Itaú BBA e Private se apropriam ainda mais dos tons escuros. O símbolo, que representa a pedra, foi lapidado e se apresenta em uma forma mais orgânica e fluida. Veja:
Ao todo, para desenvolver a nova identidade, foram 22 meses de trabalho, cerca de 100 estudos tipográficos, mais de 70 estudos de cores e outros de logotipia, que reavaliaram forma, cor, fontes, grafismos e expressões.
O time interno de branding da instituição foi responsável pelo trabalho, em parceria com especialistas, como a americana Pentagram, escolhida para consultoria estratégica, sob a liderança do design Michael Bierut, e Fabio Haag, com seu olhar refinado para a tipografia.
Clayton Caetano, superintendente de Design da companhia, revela que o desafio de criar a nova identidade foi respeitar um legado tão sólido, mas sem perder a capacidade de ousar. “Nossa essência foi construída ao longo de décadas e com o brilhantismo de grandes nomes, como Aloízio Magalhães, nos anos 60; Francesc Petit, que introduziu a pedra ao logo do Itaú e o laranja na identidade, nos anos 70; e Alexandre Wollner, que destacou o laranja em nossas agências, nos anos 80, e sistematizou a marca com consistência e escala. Eles permaneceram como inspirações para que o novo projeto tornasse a marca mais humanizada, orgânica e contemporânea”, conta Caetano.
Madonna na campanha
Na mesma noite dessa quarta-feira, 6, após a veiculação do comercial que exibia a nova marca do Itaú, começou a circular nas redes sociais uma imagem que mostra a cantora Madonna em uma cena que seria do novo comercial da marca.
A foto teria sido tirada em um evento interno, realizado pelo banco para apresentar a nova marca aos funcionários. A cena que circula nas redes sociais mostra a cantora junto com o novo slogan do banco, “Feito de Futuro”.
Oficialmente, contudo, o Itaú não confirma a participação de Madonna na campanha.
A possibilidade de a cantora estrelar o comercial do Itaú está sendo comemorada pelos fãs, uma vez que o banco é um dos patrocinadores do Rock in Rio. Por isso, algumas pessoas estão associando a suposta parceria da artista com o banco com a participação no festival.
Fonte: M&M