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Itaú lidera o ranking Brand Dx das marcas mais valiosas em 2023

As marcas que tiveram maior crescimento nas posições do ranking foram, pela ordem, BTG Pactual, GOL, PagSeguro (UOL), Nubank, Latam, O Boticário, Azul, Banco do Brasil e McDonald’s

O ranking Brand Dx das marcas mais valiosas de 2023 registrou incremento de 16% na soma dos valores das 100 marcas mais valiosas do Brasil. Segundo o levantamento, o valor passou de R$ 457 bilhões para R$532 bilhões.

Pelo segundo ano consecutivo, o Itaú é o líder do ranking com valor de marca de R$ 44,2 bilhões e Banco do Brasil, em seguida, com R$ 37,4 bilhões. Em terceiro lugar está o Bradesco, com R$ 33,5 bilhões; em quarto, a Caixa, com R$ 26,4 bilhões; e Nubank, com R$ 14,7 bilhões, fica em sexto.

Também estão no Top 10, em quinto lugar, Skol (R$ 15,5 bilhões); em sétimo, Toyota (R$ 12 bilhões); em oitavo, O Boticário (R$ 11,5 bilhões). Em nono, está o Mercado Livre (R$11,2 bilhões) e, em décimo, Lojas Renner (R$ 10,4 bilhões). Bancos e entidades financeiras representam 50% do Top 10 das marcas mais valiosas do Brasil.

As marcas que tiveram maior crescimento nas posições do ranking foram, pela ordem, BTG Pactual, GOL, PagSeguro (UOL), Nubank, Latam, O Boticário, Azul, Banco do Brasil e McDonald’s. Contudo, na contramão, Amil, Casas Bahia, Claro, Americanas, Vale e JBS tiveram os piores desempenho. Confira o ranking completo a seguir:

Ranking Brand DX

Como funciona o ranking?

Para chegar aos resultados, a pesquisa analisou quatro mil marcas em 50 setores da economia, além de enquetes com 25 mil pessoas. A Brand Dx se utiliza da abordagem do uso econômico com fluxo de caixa de marca descontado pelo método do Royalty Relief. Na prática, o método se baseia em fluxos de lucros futuros que podem ser gerados pela marca. Para isso, são combinadas a força da marca e dados financeiros e de negócios. Assim, a companhia estima os lucros e o valor presente das marcas analisadas. Na etapa de avaliação da força da marca, são elementos, como comunicação, posicionamento e reputação até a experiência com canais, produtos e serviços. Ao todo, são 29 indicadores de performance.

Fonte: M&M

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