Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Inovação ambiental como chave para o sucesso:CEOs do varejo lideram a mudança para um futuro sustentável

Pesquisa CEO Survey, da PwC, mostrou melhorar a eficiência energética também está entre as prioridades dos líderes de empresas de consumo e varejo

Desenvolver produtos, serviços e tecnologias de menor impacto climático é parte da prioridade da indústria brasileira de consumo e varejo. É o que mostra a 27ª Global CEO Survey, pesquisa anual da PwC, divulgada à imprensa durante coletiva nesta terça-feira, 6. Segundo a edição, 83% dos CEOs do setor afirmaram ter projetos de inovação em desenvolvimento ou concluídos nesse sentido. A média geral do País é de 63%.

Ainda na temática, o relatório – que entrevistou 4,7 mil CEOs em 100 países, incluindo o Brasil – apontou que 67% disseram que há processos em curso em busca de melhorar a eficiência energética. Além disso, investimentos em soluções climáticas baseadas na natureza e em vendas que apoiem os esforços da resiliência climática também se apresentam como prioridade.

Em outra macrotendência, além da questão ambiental, os executivos também opinaram sobre as oportunidades e desafios relacionados à inteligência artificial generativa nos negócios. No geral, os resultados relacionados à inclusão dessas tecnologias ainda são pequenos. No entanto, as expectativas em relação ao futuro de curto e longo prazo são maiores.

Nesse sentido, somente 17% dos CEOs relataram que as suas empresas de consumo e varejo mudaram estratégias de tecnologia por causa da IA generativa nos últimos 12 meses. Por outro lado, 50% dos líderes disseram que a IA generativa melhorará a qualidade dos produtos nos próximos 12 meses e 33% consideram que aumentará a capacidade da empresa de criar confiança com os stakeholders.

Para os próximos três anos, 70% dos presidentes acreditam que a IA generativa exigirá que a maior parte da força de trabalho desenvolva novas habilidades. Juntamente a isso, 60% deles apontam que a inteligência artificial aumentará a intensidade competitiva do setor; e 63% dizem que haverá mudanças significativas em relação a como as empresas criam, entregam e capturam valor.

CEOs citam impactos da IA

Os CEOs entrevistados pela PwC preveem diversos impactos positivos diretos da inteligência artificial generativa nos próximos 12 meses. Entre eles, para 63%, haverá maior eficiência do tempo de trabalho dos funcionários. A eficiência do tempo de trabalho será outro ganho, segundo 47% dos respondentes.

Os líderes também apontaram impactos na lucratividade (40%) e em receita (30%).
Em contrapartida, no que diz respeito aos riscos, os presidentes da indústria de consumo se mostraram preocupados com cibersegurança. O tema foi mencionado por 83% dos líderes. Em seguida, apareceram preocupações com responsabilidades legais e riscos de reputação, também associados ao uso de IA.

Fonte: M&M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Postagens

Casa Ultravioleta é inaugurada no Parque Ibirapuera

Make B. lança primeira linha de pincéis acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida

Home office ou comida no escritório? A estratégia da Danone é focar na saúde e não importa o lugar

5 tendências de mídia para ficar de olho em 2025

Beleza com propósito: O salão que promove aceitação da beleza natural feminina

Optimus: robô humanoide da Tesla dança e serve bebidas durante evento de Musk

Humanização no trabalho: como transformar a sua empresa

No rótulo da embalagem dos alimentos, vem aí a pegada de carbono ou climática

Como jornais e revistas estão incorporando inteligência artificial?

Você já pensou no impacto que os seus dados geram no planeta?

Como a regulação da IA impacta o mercado e a inovação?

McDonald’s inaugura restaurante sustentável na Avenida Paulista

Inscreva e receba novidades

CADASTRE E RECEBA CONTEÚDO DO PORTAL