Com a entrada da Samsung no mercado de joias inteligentes, os já estabelecidos smartwatches podem estar em risco
Estou imerso em uma análise do anel Oura e tenho uma conclusão clara após usá-lo por quase um mês: este é o futuro da tecnologia vestível. Pelo menos, é o futuro próximo da tecnologia vestível — tenho certeza de que, em algum momento, vamos tatuar rastreadores de saúde em nossa pele, mas, por enquanto, um anel inteligente discreto é a maneira mais fácil de obter gravações regulares e precisas de nossas estatísticas vitais.
De fato, a Oura fez um trabalho tão bom que a Samsung decidiu entrar na arena dos anéis inteligentes com seu novo “Galaxy Ring”, que foi apresentado no evento de lançamento do Galaxy S24 em janeiro. A boa notícia é: com a entrada de uma gigante de tecnologia no mercado, os dispositivos serão mais baratos e inovadores.
Sabemos apenas um pouco sobre o novo anel. Principalmente que é leve, fino e bem projetado, de acordo com um analista que teve uma prévia. Ao The Verge, um porta-voz da Samsung disse que o novo dispositivo terá “tecnologias de sensores líderes” e que será confortável o suficiente para ser usado todos os dias, em todos os momentos.
Ser confortável para usar o tempo todo é um dado. Mas também é um comentário afiado sobre a safra atual de smartwatches que simplesmente não são confortáveis para usar o tempo todo. Sou um grande fã do Galaxy Watch 6 da Samsung, mas dormir com ele, ou qualquer outro, parece antinatural. Há também o problema adicional de olhar para uma tela antes de dormir, o que os especialistas dizem ser prejudicial à qualidade do sono.
O anel Oura e o conceito de joias inteligentes são alternativas melhores. Não há tela que interrompa a higiene do sono, você não sente no corpo, tem um rastreamento de sono muito bom e a bateria dura mais do que a de um smartwatch. Além das qualidades tecnológicas, o anel Oura tem um preço razoável de US$ 299,00, especialmente em comparação com outros dispositivos vestíveis.
Concorrência da Samsung e impacto nos preços
E é justamente na categoria de preços que a Samsung pode gerar um grande impacto. A empresa é conhecida pela agressividade em relação aos preços. As pessoas que fizeram a pré-encomenda do Galaxy S24 também ganharam um Galaxy Watch 6 gratuito. Atualmente, a empresa está oferecendo uma promoção de 15% de desconto na linha Watch 6, e há um desconto contínuo de 5% se você comprar qualquer um de seus produtos pelo aplicativo Samsung Shopping.
A empresa também aceitará seus dispositivos antigos para obter um desconto em seus novos aparelhos. Todas essas ofertas e descontos aparecerão repetidamente ao longo do ano. Não ficaria surpreso se o novo Ring fosse lançado com uma série de ofertas com desconto, ou se fosse incluído junto com o Galaxy Fold 6 quando for lançado.
Se a Samsung mantiver todos os recursos de rastreamento de saúde gratuitos em vez de escondê-los atrás de uma assinatura, como faz o Oura Ring, teremos uma boa ideia de quão agressiva a empresa sul-coreana quer ser com essa nova linha de produtos.
Inteligência artificial
Há também a perspectiva da nova tecnologia de IA da Samsung. Como seria a IA em um anel inteligente? Talvez eu possa explicar como me senti dormindo durante a noite, e a IA usa isso, juntamente com os dados do anel, para criar uma imagem mais precisa do meu sono noturno. Ou talvez eu possa explicar o que eu estava realmente fazendo quando o anel detectou automaticamente estresse, categorizando determinados eventos com precisão.
A incógnita de como a Samsung implantará a IA no Galaxy Ring é a parte mais intrigante do novo dispositivo. Mas, mais importante, a concorrência seguirá o exemplo, e o mercado de anéis inteligentes crescerá muito rapidamente nos próximos dois anos, o que é uma ótima notícia para os consumidores.
Fonte: Forbes