Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Estas são as 22 iniciativas que toda empresa ESG precisa ter; veja quantas a sua companhia adota

Preferir fontes de energia renovável e apoiar organizações sem fins lucrativos são exemplos de ações que ajudam a entender se uma empresa é, de fato, ESG; veja a lista completa

Com a agenda ESG se tornando a prioridade número um do mundo dos negócios, grandes companhias investem cada vez mais na área com o objetivo de avançar em um mercado competitivo. Porém, para isso, é preciso que as práticas socioambientais sejam implementadas de forma efetiva. Do contrário, essas companhias estão praticando greenwashing – e isso pode trazer prejuízos financeiros e à imagem das organizações.

Greenwashing é um termo em inglês para “lavagem verde”. De forma simplificada, a expressão costuma ser atribuída às empresas que fazem divulgações falsas sobre sustentabilidade. Ou seja: afirmam que seus produtos são sustentáveis, quando não são. 

E isso pode acontecer de várias formas. Destacar de maneira exagerada ou distorcer as iniciativas sustentáveis da empresa, não fornecer informações claras e detalhadas sobre as práticas ambientais e utilizar estratégias de marketing verde para distrair a atenção do público de problemas mais amplos são alguns exemplos de greenwashing.

Para assegurar que uma empresa é verdadeiramente ESG, algumas ações e práticas são fundamentais. Preferir fontes de energia renovável, apoiar organizações sem fins lucrativos e implementar sistemas de gestão de riscos são alguns exemplos.

Abaixo, elencamos 22 iniciativas que podem servir de critério para avaliar se uma companhia, de fato, adota ações de cuidado ao meio ambiente, à sociedade e de governança corporativa

Veja a lista completa. 

Ambiental (E)

  • Investir em práticas e tecnologias mais limpas;
  • Implementar medidas para reduzir a pegada de carbono;
  • Avaliar e monitorar as emissões de carbono;
  • Adotar tecnologias e práticas que reduzam o consumo de energia;
  • Preferir fontes de energia renovável;
  • Promover a reciclagem e a redução de resíduos;
  • Implementar políticas para minimizar o impacto ambiental.
  • Promover a conscientização interna sobre práticas de descarte responsável.

Social (S)

  • Fomentar um ambiente inclusivo e diversificado;
  • Estabeleça políticas para garantir igualdade de oportunidades;
  • Crie possibilidade de envolvimento em projetos sociais e comunitários;
  • Apoiar organizações sem fins lucrativos;
  • Garanta ambientes de trabalho seguros e saudáveis;
  • Ofereça benefícios que promovam o bem-estar dos colaboradores.

Governança (G)

  • Divulgue informações financeiras e operacionais de maneira transparente;
  • Adote práticas de prestação de contas responsáveis;
  • Estabeleça códigos de conduta ética – e comunique o que foi definido;
  • Garanta conformidade com leis e regulamentações;
  • Fomente a participação ativa dos acionistas nas decisões da empresa;
  • Implementar sistemas robustos de gestão de riscos;
  • Desenvolver planos de contingência para eventos inesperados;
  • Fornecer treinamento regular para funcionários sobre práticas ESG.

Fonte: Exame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Postagens

Make B. lança primeira linha de pincéis acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida

Home office ou comida no escritório? A estratégia da Danone é focar na saúde e não importa o lugar

5 tendências de mídia para ficar de olho em 2025

Beleza com propósito: O salão que promove aceitação da beleza natural feminina

Optimus: robô humanoide da Tesla dança e serve bebidas durante evento de Musk

Nova AI do Google está transformando tudo em podcasts

O que o lançamento da Apple nos ensina sobre construir uma marca pessoal

Green Friday: Marca de roupas Oriba se une ao SOS Pantanal nesta sexta

Philadelphia apoia projeto para impulsionar jovens cozinheiros ao mercado

Seis campanhas que revisam os conceitos de masculinidade

Outubro Rosa: Instituto Avon promove campanha pelo autocuidado e prevenção do câncer de mama no Giro pela Vida!

Saiba como escolher o influenciador perfeito para suas campanhas de marca

Inscreva e receba novidades

CADASTRE E RECEBA CONTEÚDO DO PORTAL