Criação da Soko oferece aluguel gratuito de cadeiras na orla do Rio de Janeiro
Para tornar as praias brasileiras mais inclusivas, a Dove criou uma cadeira especial que atende a diferentes corpos. A iniciativa surgiu após a marca realizar uma pesquisa para entender as dificuldades que as pessoas com deficiência e obesidade enfrentam para frequentar as praias no verão.
De acordo com os resultados da pesquisa, mais da metade das pessoas com deficiência e 42% das pessoas gordas deixaram de frequentar praias devido à falta de estrutura. 20% das pessoas gordas não frequentam as praias por não caberem nas cadeiras e 50% das pessoas com deficiência disseram que a falta de acessibilidade é um obstáculo. Além disso, 69% das pessoas com deficiência e 45% das pessoas gordas relataram já ter sofrido algum tipo de preconceito.
Outra dificuldade encontrada foi o acesso ao mar. 50% das pessoas com mobilidade reduzida e 18% das pessoas gordas relataram a falta de rampas de acesso à areia e à água. Além disso, 48% das pessoas com deficiência e 24% das pessoas gordas disseram que os banheiros públicos não são seguros e inclusivos.
Sendo assim, a Dove criou uma cadeira mais larga e segura do que as disponíveis no mercado, em formato open source, para que outras empresas possam reproduzi-la e ampliar a oferta. A cadeira está disponível para aluguel gratuito no Espaço Dove, na praia do Leme, no Rio de Janeiro, e também em outros pontos da cidade. A partir do dia 7 de março, os visitantes poderão alugar gratuitamente a cadeira com os barraqueiros da orla carioca.
O projeto foi criado pela Soko.
Fonto: B9