Em um mundo de mudanças rápidas e desafios constantes, liderar exige mais do que resultados: é preciso inovar, cuidar de pessoas e criar impacto positivo. A chave está na resiliência diante das incertezas, no equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e na promoção de ambientes colaborativos que valorizem a inclusão e o poder da tecnologia. Inspirar equipes e construir legados duradouros não é mais uma escolha, mas uma necessidade estratégica.
Confira as ideias de grandes líderes do mercado para transformar sua liderança e encarar o futuro com confiança e humanidade:
Camila Novaes, Client Marketing Director e Inclusion & Diversity Lead da Visa:
“Equilíbrio em meio a um momento em que somos ‘multitask’. A digitalização e o uso excessivo de telas estão nos deixando muito conectados, e há períodos em que a atenção plena se faz necessária e aflora a criatividade. Precisamos de mais conversas e mais escuta. Cada pessoa é única, e a maestria está em encontrar uma conexão verdadeira em meio ao número de demandas diárias. Será o caso de adotar, em algumas reuniões, o não uso de celular e notebooks? Ou usar o e-mail como um único canal de conversa?”
Ana Célia Biondi, Diretora-Executiva da JCDecaux:
“Comunicação e pessoas: esses são dois assuntos que merecem toda a sua atenção em 2025. O acelerado desenvolvimento tecnológico promove muitas mudanças, de forma bastante veloz. Por isso, mantenha-se atualizada, seja flexível e aberta de verdade às transformações. Foque também em diversidade e inclusão para te ajudar nesse processo. Faça tudo isso mantendo o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, isso é fundamental para a sua saúde mental. Por fim, inspire-se. Nada mais poderoso do que liderar pelo exemplo com integridade e paixão.”
Márcio Santoro, Sócio, Copresidente e CEO da Africa Creative:
“Liderar exige, mais do que nunca, equilíbrio entre aprendizado contínuo e empatia. Num mundo de constantes transformações, meu conselho é estar sempre aberto ao novo e se manter atualizado. Esteja sempre cercado de pessoas alinhadas a seus valores e que te façam crescer, não só como profissional, mas como ser humano também. Que te provoquem ao novo. E, principalmente, cuide do seu time. Eles são sempre o centro de tudo.”
Nohoa Arcanjo, Cofundadora e Chief Business Officer da Creators.LLC:
“A liderança não se trata apenas de alcançar resultados, e sim de inspirar pessoas e construir um futuro melhor. Abrace a inovação com propósito, promova a diversidade e a inclusão, e lidere com empatia e autenticidade. O mundo precisa de líderes visionários e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.”
Patrícia Muratori, Diretora do YouTube na América Latina:
“Eu aconselharia a focar na geração de negócios de forma indissociável do cuidado com as pessoas, a sociedade e o país. Isso significa investir em uma liderança humanizada e inclusiva como agente de transformação positiva, contribuindo ativamente para a construção de um futuro mais justo e sustentável.”