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Conscientização para ESG marca ações de Marketing de Causa em Outubro

Empresas brasileiras lançaram diversas campanhas e ações voltadas para conscientização sobre pautas importantes

Marketing de causa se traduz em uma excelente disciplina para conquistar a simpatia de alguns milhões de consumidores. Isso porque a maioria das pessoas defende as próprias causas e valores e busca ver seus ideais refletidos nas ações das marcas com as quais se relacionam.

Por exemplo, partindo do princípio de que uma boa parte dos brasileiros estão preocupados com o futuro sustentável do planeta e com pautas de cunho social, marcas que observam práticas de ESG de forma autêntica têm mais propensão a se conectarem com um público cada vez mais consciente.

Neste campo, criatividade, funcionalidade, consciência e boas estratégias de Marketing andam de mãos dadas. Um exemplo disso é a campanha “Achados pelo Oceano”, promovida pela OLX em parceria com a ONG Sea Shepherd Brasil.

A ação põe à venda produtos semelhantes aos encontrados nos mares brasileiros em função do descarte irregular de resíduos, como óculos de sol, lâmpadas e calçados. Todos os recursos arrecadados serão direcionados para novas iniciativas da Sea Shepherd Brasil em prol da limpeza dos oceanos e da proteção da vida marinha.

Veja o que outras empresas estão fazendo na frente de Marketing de causa, modalidade que se destacou durante o mês de Outubro:

Azul

Do Azul para o Rosa. Em outubro, pelo 13º ano seguido, a companhia aérea Azul substituiu a cor que lhe empresta o nome pelo rosa para ampliar os resultados de sua campanha de combate ao câncer de mama.

Além da tradicional mensagem Quem se Cuida, Voa Mais, a empresa promoveu ações para propagar mensagens importantes, como a informação de que a identificação precoce oferece 95% de chance de cura, ressaltando a importância de checagens periódicas e afastando o estigma de que o diagnóstico de um câncer de mama equivale a uma sentença de morte.

Neste ano, a campanha da companhia, “Tem Muito Azul na Vida Depois do Diagnóstico”, trouxe exemplos de mulheres dos mais variados perfis e idades com um aprendizado em comum: todas garantem que os desafios e as transformações inevitáveis pós-doença as deixaram ainda mais empoderadas, felizes e com vontade de viver.

Intimissimi, ONG América Amigas e Snapchat

O Outubro Rosa também foi endereçado em uma parceria para lá de criativa criada em parceria pela Intimissimi, a ONG América Amigas e o Snapchat. O trio desenvolveu uma lente de realidade aumentada para ajudar as Snapchatters a identificar os principais pontos que devem ser tocados durante o autoexame de mamas.

Tal como a campanha da Azul, o movimento do trio foi criado para conscientizar as usuárias da plataforma sobre a importância do autoexame para aumentar as chances de um diagnóstico precoce e, por conseguinte, as chances de cura.

Marta Fuste, LATAM Market Lead na Snap Inc., explica que parcerias como essas visam criar impactos positivos na sociedade e o Snapchat, com seu alcance e interatividade, oferece um ambiente ideal para alcançar um público amplo e envolvê-lo de forma eficaz, educando e empoderando o público da plataforma.

Instituto ABIHPEC

Por meio da campanha “De Bem com Você – A Beleza Contra o câncer”, iniciativa de apoio a pacientes em tratamento oncológico, o Instituto ABIHPEC anunciou o lançamento da nova coleção de camisetas com o objetivo de levar mensagens positivas sobre autoestima e cuidado pessoal e angariar recursos para as ações que já atenderam, desde 2012, mais de 50 mil pacientes.

Segundo Claudio Viggiani, presidente do Instituto ABIHPEC, a autoestima é uma arma fundamental no combate ao câncer e fazer com que as pacientes se sintam mais confiantes é o primeiro passo para uma luta árdua, que pode ser enfrentada com mais leveza.

Cada camiseta vendida gera o envio de um kit de maquiagem e itens de cuidado pessoal para as participantes das oficinas de automaquiagem. As camisetas da campanha podem ser adquiridas na loja online Uma Penca – De Bem Com Você.

Bluem

A Bluem, marca holandesa de higiene bucal, abriu no Brasil uma fábrica que produz cremes dentais à base de oxigênio ativo, sem substâncias que poluem os rios e ameaçam plantas, como parte das diretrizes de adoção dos critérios de ESG observados pela empresa.

Outra parte importante das práticas de ESG da marca é a doação de kits completos de higiene bucal para pacientes em UTI de hospitais públicos no estado do Rio de Janeiro. O Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda, recebeu a doação de kits completos de higiene bucal que auxiliarão mais de 120 pacientes em leitos de UTI.

Segundo Eduardo Delage, CEO da empresa no Brasil, a doação dos produtos – gel oral em bisnaga, gel oral seringa, fluído oral, creme oral, espuma oral e enxaguatório bucal – deve impactar diretamente no bem-estar e recuperação rápida dos pacientes – uma percepção endossada pela Dra Mônica Gonçalves Passos Machado, chefe das UTIs e odontologista hospitalar do Hospital, que destacou que as doações facilitarão o trabalho da casa.

Instituto Ampara

71% das mulheres vítimas de violência doméstica que possuem animais de estimação relataram que seus parceiros ameaçaram, feriram ou mataram os animais da família. Além disso, em 88% dos lares investigados por abuso físico infantil, foi constatado também o abuso de animais.

É o que indicam estudos conduzidos por Maria Padilha, da Associação de Apoio e Defesa dos Animais em Meio Ambiente (AADAMA). Os números da pesquisa evidenciam os pressupostos da Teoria do Elo, pauta da nova campanha do Instituto Ampara, desenvolvida em parceria com a Agência Amithiva para a conscientização sobre a relação entre a violência doméstica e animal.

A campanha propõe medidas concretas para enfrentar o problema. Segundo Thiago Abreu, CEO e fundador da Agência Amithiva, o filme criado para a ação é uma importante ferramenta de conscientização sobre uma camada pouco conhecida da violência doméstica e busca criar uma rede de proteção mais eficiente, abrangendo tanto as vítimas humanas quanto os animais que sofrem calados em um ciclo de violência que precisa ser quebrado.

Mol e Editora Bemol

A Editora MOL e a Bemol uniram forças para lançar o livro-pôster “Vamos Brincar Juntos!”.  A publicação celebra as brincadeiras que marcaram gerações e continuam encantando crianças e adultos. Cada exemplar vendido vai gerar uma doação para o Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC AM) e para a Associação Vaga Lume, que empodera crianças em comunidades rurais da Amazônia através da promoção da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias.

A expectativa é que o projeto gere uma doação de mais de R$ 190 mil para as organizações sociais. Outras instituições, como o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), que promove o plantio de árvores como parte de suas atividades de sustentabilidade, e o Instituto Mol, serão contemplados com 10% das doações (5% para cada).

Para a CEO da Editora MOL, Roberta Faria, a parceria tem o poder de promover mudanças significativas na vida das crianças, apoiar a educação e a sustentabilidade, e construir um Brasil mais solidário. Ela destaca que ao proporcionar diversão, aprendizado e momentos especiais em família, a ação contribui para a construção de um futuro melhor para as próximas gerações.

Fonte: Mundo do Marketing

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