Pesquisa da Twilio com 2,45 mil líderes empresariais revela que 98% das empresas brasileiras estão experimentando com IA em canais de marketing
O mais recente Growth Report da Twilio Segment, divulgado recentemente, coloca o Brasil no topo da lista de países da América Latina em termos de adoção de inteligência artificial (IA) em estratégias de marketing.
O estudo, que ouviu 2,45 mil líderes empresariais, mostra que 98% das empresas nacionais estão experimentando com essa tecnologia em seus canais de marketing.
No cenário global, a adoção de IA em marketing também é expressiva. Cerca de 88% das empresas ao redor do mundo já implementaram alguma forma de IA em suas campanhas, e 54% planejam aumentar seus investimentos em ações impulsionadas por essa tecnologia no próximo ano. O otimismo é evidente, com 90% dos líderes acreditando que a IA trará economias significativas em tempo e custos para seus negócios.
Os chatbots de IA generativa, conhecidos como GenAI, estão ganhando destaque. Segundo o relatório, 38% das empresas planejam usar esses chatbots em suas estratégias de marketing.
Além disso, 34% dos líderes empresariais estão integrando IA preditiva para personalizar suas campanhas. Um exemplo é a Cisco, que utiliza a plataforma Twilio Segment para coletar dados analíticos e desenvolver modelos de IA que preveem o comportamento de compra dos usuários.
O desafio são os dados
A qualidade dos dados é um ponto crucial para o sucesso da IA. O estudo aponta que 40% das empresas enfrentam desafios relacionados à baixa qualidade dos dados ou infraestruturas tecnológicas inadequadas. No entanto, 71% acreditam que a IA seria ainda mais eficaz com acesso a dados de melhor qualidade.
As Plataformas de Dados do Cliente (CDPs) surgem como solução para esse desafio. Empresas que adotam CDPs tiveram um crescimento de 32% no último ano, enquanto aquelas que não o fizeram cresceram 21%. Essas plataformas estão gradualmente substituindo os tradicionais sistemas de CRM, com 24% das empresas planejando reduzir seus investimentos em CRM nos próximos 12 meses.
A privacidade dos dados dos clientes continua sendo uma preocupação central. Mesmo com 66% dos líderes acreditando que os clientes valorizariam um marketing aprimorado pela IA, 28% ainda têm receios relacionados à privacidade. Em resposta, 85% das empresas planejam melhorar a coleta e utilização de dados próprios no próximo ano.
Fonte: Exame