Como parte de campanha, filtro sugere que esconder as marcas da violência com maquiagem não é a solução e leva as mulheres a chatbot de orientação
Com o isolamento social, muitas mulheres se viram presas em casa com seu agressor e os índices de violência doméstica cresceram muito. De acordo com dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em abril, as denúncias de violência recebidas pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, cresceram 40% em relação ao mesmo período de 2019. Em consequência disso, o Instituto Avon, a Uber e a agência Wieden+Kennedy se uniram para criar um filtro de Instagram que aplica maquiagem e tira as olheiras, mas apresenta a mensagem “usar a maquiagem para esconder a violência não é a solução” e leva as mulheres a uma conversa com chatbot que as orienta como pedir ajuda.
O chatbot foi lançado em abril e o filtro representa a segunda fase da campanha. Nesta fase de divulgação, a campanha conta com um time de quase três mil influenciadoras, lideradas por Rafa Brites e Paula Lima. As criadoras de conteúdo também divulgarão um vídeo motivacional, reforçando a mensagem que as mulheres que sofrem violência doméstica não estão sozinhas.
Para ter acesso aos filtro, basta procurar por “Renove seu olhar” na galeria de filtros do Instagram e salvá-lo. Para acesso ao chatbot, basta adicionar o número (11) 94494-2415, via WhatsApp. “A maquiagem deve valorizar a mulher, jamais esconder marcas de violência. O filtro que criamos não melhora só as olheiras, mas busca ajudar a lidar com a causa delas. Esperamos com essa nova onda de comunicação do chatbot ampliar nossa mensagem para o público de mulheres entre 16 e 40 anos”, comenta Mafoane Odara, gerente do Instituto Avon, em nota.
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