Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Ação viral ou encenação? as interrogações em torno da Fast-vertising da The North Face sobre jaqueta que falhou na chuva.

Após entrega de helicóptero gerar dúvidas, a marca enfrenta questionamentos sobre a autenticidade da ação publicitária

The North Face realizou uma ação que tem gerado debate sobre a autenticidade das críticas dos clientes e o marketing nas redes sociais. Uma consumidora, Jenn Jensen, publicou no TikTok um vídeo reclamando que sua jaqueta à prova d’água da The North Face não funcionou como esperado durante uma caminhada sob chuva na Nova Zelândia. O post já acumula quase 12 milhões de visualizações

@fannypack310 @thenorthface ♬ original sound – Jenn Jensen

Em resposta, a empresa rapidamente enviou um helicóptero para entregar uma nova jaqueta no topo de uma montanha, um gesto que foi gravado (claro) e também viralizou.

@thenorthface Replying to @Timbrodini We were busy express delivering @Jenn ♬ Lisztomania – Instrumental – Phoenix

A ação levantou questionamentos sobre se trata de uma reclamação genuína ou um marketing ensaiado, principalmente considerando o caso recente em que a Stanley deu um novo carro para uma consumidora.

Nos comentários dos posts, alguns usuários duvidam do vídeo gravado por Jenn, enquanto outros elogiaram a rapidez e criatividade da resposta da marca. Esse incidente poderia exemplificar uma nova tendência, chamada de “Fast-vertising”, onde as empresas reagem rapidamente a conteúdos virais para criar publicidade.

A discussão agora se volta para a autenticidade dessas ações e se veremos mais marcas tentando criar experiências de clientes virais “ensaiadas”. Como diferenciar uma coisa da outra? Ainda que a liderança e coordenação eficaz dentro das empresas sejam cruciais para executar campanhas com sucesso, independentemente de serem reais ou encenadas, isso levanta questões éticas.

Enquanto a entrega via helicóptero pode demonstrar um compromisso impressionante com o serviço ao cliente, a dúvida sobre a encenação da situação inicial coloca em xeque a credibilidade da marca. Isso sugere uma necessidade de equilíbrio entre ações espetaculares e a manutenção da confiança e transparência com os consumidores. Sendo assim, nessa era de publicidade rápida, as marcas podem precisar considerar cuidadosamente como suas respostas virais serão percebidas e se elas reforçam ou prejudicam a percepção de autenticidade e confiabilidade junto ao público.

Fonte: B9

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Postagens

Optimus: robô humanoide da Tesla dança e serve bebidas durante evento de Musk

Nova AI do Google está transformando tudo em podcasts

Livelo lança campanha inédita em parceria com Amazon Ads

Nova garrafa de uísque da Johnnie Walker é a mais leve do mundo

Mattel e fabricante da Nokia lançam celular da Barbie

Havaianas desenvolve sandália com o Comitê Paralímpico Brasileiro

Top Publi: Confira as melhores campanhas da semana

Grey e Volvo criam posto sem gasolina para o Dia Mundial Sem Carro

As estratégias das empresas de coworking para atrair pessoas aos seus espaços

Como o uso de machine learning pode transformar a comunicação

Carrefour irá incentivar crianças contra sexismo no Dia da Mulher

Coca-Cola e Oreo combinam sabores em novo biscoito e refrigerante

Inscreva e receba novidades

CADASTRE E RECEBA CONTEÚDO DO PORTAL