Além do Brasil, plataforma se expande para sete países, após o lançamento nos Estados Unidos
O Instagram anunciou a chegada ao Brasil do seu marketplace que conecta marcas e criadores de conteúdo visando facilitar o trabalho conjunto. O Creator Marketplace serve como um hub central, onde marcas podem descobrir criadores que se alinham com sua visão e valores, enquanto os criadores têm a oportunidade de expandir suas parcerias e amplificar sua presença online.
A plataforma foi lançada em 2022 nos Estados Unidos e mudou a maneira como marcas e criadores se unem em torno de oportunidades de colaboração. Desde então, a Meta introduziu novos recursos e integrou milhares de criadores e marcas nos EUA a esse mercado.
Além do Brasil, o mercado de criadores de conteúdo se expande para outros países, como Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Japão, Índia. Já as marcas de exportação chinesas também serão convidadas a se conectar com criadores integrados em países fora da China.
Segundo a Meta, um dos desafios identificados pelas marcas é encontrar criadores para anúncios de parceria. Respondendo essa demanda, a companhia passou a testar recomendações baseadas em inteligência artificial que usa dados do Instagram para ajudar as marcas a descobrirem mais facilmente os criadores mais adequados para suas campanhas. As marcas qualificadas poderão acessar essas recomendações nos próximos meses no mercado de criadores do Instagram no Meta Business Suite.
Mercado de criadores
O mercado de criadores do Instagram representa uma ferramenta valiosa para marcas em busca de colaboradores relevantes. Entre as diversas opções disponíveis, os anúncios de parceria se destacam como uma das estratégias mais poderosas. Conhecidos anteriormente como anúncios de conteúdo de marca, esses anúncios permitem os anunciantes a expandirem sua presença por meio de colaborações com criadores e outros parceiros, escalando suas iniciativas de marketing.
Os anúncios de parceria representam mais transparência para a veiculação de conteúdo conjunto entre anunciantes e criadores. Ao unir esforços, ambos os lados podem alcançar públicos mais amplos e diversificados, maximizando o impacto de suas campanhas. Nesse contexto, o mercado de criadores do Instagram desempenha um papel fundamental, facilitando o processo de descoberta e seleção de colaboradores ideais para as marcas
Como funcionará?
Marcas ingressam no mercado de criadores do Instagram no Meta Business Suite. Os criadores ingressam no painel profissional no aplicativo Instagram. Os criadores podem indicar marcas e interesses relevantes para eles e podem criar um portfólio para destacar.
Criadores personalizados
Para encontrar os criadores e as marcas certas para as campanhas, a Meta está testando novas recomendações de criadores personalizadas e baseadas em aprendizado de máquina para cada marca. As marcas também podem pesquisar criadores, filtrando por atributos de criador e público. Além disso, também podem ver uma lista de criadores que manifestaram interesse e conferir os portfólios de criadores.
Os criadores recebem mensagens da marca em uma pasta dedicada de Mensagens de Parceria na parte superior da guia Principal. As marcas podem entrar em contato diretamente com os criadores ou criar e enviar um projeto a vários criadores descrevendo o conteúdo da marca ou a oportunidade de anúncio de parceria. Já os criadores podem revisar os detalhes e requisitos da oportunidade, bem como a taxa, tudo no aplicativo Instagram.
Criar e lançar
Assim que marcas e criadores chegarem a um acordo, eles estão prontos para criar. Os anunciantes podem impulsionar o conteúdo orgânico do Instagram como anúncios de parceria, incluindo conteúdo de marca com o rótulo de parceria paga, ou podem criar novos anúncios de parceria no Gerenciador de Anúncios.
Os influenciadores mais admirados pelas empresas
Fonte: Consumidor Moderno