Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Google lança ferramenta IA que cria imagens direto da barra de buscas

Compartilhar:

A geração de imagens por IA na pesquisa do Google chega graças à expansão do Search Generative Experience (SGE)

Dando a marcha na corrida da inteligência artificial (IA), o Google apresentou novos avanços em suas ferramentas com o aprimoramento do SGE (Search Generative Experience), a tecnologia responsável por cruzar os resultados do buscador e criar um texto generativo para o usuário.

A funcionalidade, originalmente projetada para introduzir um modo conversacional para o tradicional buscador da empresa, agora podem instruir o SGE a gerar imagens – sejam elas desenhos, fotos ou pinturas – simplesmente ao introduzir um prompt específico.

Essas imagens são apresentadas diretamente na interface conversacional do SGE, permitindo aos usuários baixá-las no formato .png ou mesmo ajustar o prompt para criar um novo conjunto de imagens. A funcionalidade é impulsionada pelo modelo de texto para imagem do Google, Imagem.

No que tange à responsabilidade e ética no uso de IA, o Google impõe restrições para usuários abaixo de 18 anos no uso da nova funcionalidade de geração de imagem e instituiu políticas de filtragem rigorosas no produto, com o intuito de impedir a criação de imagens que possam ser “prejudiciais, enganosas ou explícitas”, conforme expresso pela empresa.

O cenário recente do uso de ferramentas de geração de imagens por IA, como evidenciado pelos casos envolvendo as ferramentas de Meta e Bing, destaca a inventividade dos usuários em explorar e, por vezes, abusar dessas capacidades. Assim, o Google, ciente das limitações de suas ferramentas, instituiu um sistema de opt-in através do Google Search Labs e implementou mecanismos de feedback para que os usuários possam reportar mal-funcionamentos ou mau uso da tecnologia.

A implementação de recursos adicionais, como a capacidade do SGE de auxiliar na redação de textos, demonstra o contínuo comprometimento do Google em adaptar suas ferramentas para atender de forma ainda mais precisa e personalizada às demandas dos usuários. Com opções que permitem aos usuários ajustar a extensão e o tom dos textos, o SGE promete não apenas otimizar as buscas, mas também facilitar a redação e personalização de textos diversos.

Ambos os recursos, geração de imagens e assistência à redação, estarão acessíveis a partir de amanhã para um percentual de usuários do SGE, com uma expansão planejada para o restante da base de usuários nas semanas subsequentes. Entretanto, no momento, essas funcionalidades permanecerão disponíveis apenas para os usuários que optaram por utilizar o SGE através do Google Search Labs e somente em inglês nos EUA.

Fonte: Exame

Compartilhar:

Uma das maiores empresas de credito reforça sustentabilidade e conexão com rebranding.

A Era Capricho está de volta: o impresso volta com força, mesmo no auge do digital.

Seremos subtituidos mais rapido do que imaginamos…

A Nova Era das Marcas em 2024

Sora: OpenAI Lança Ferramenta de Criação de Vídeos com Inteligência Artificial

9 Tendências de IA para 2025, segundo a IBM

Como a tokenização está ganhando mercado e como as empresas podem se beneficiar com isso?

Análise mostra quanto valem as postagens dos perfis mais caros do Instagram

Sora: OpenAI Lança Ferramenta de Criação de Vídeos com Inteligência Artificial

As estratégias das empresas de coworking para atrair pessoas aos seus espaços

Automação criativa: como a inteligência artificial está transformando o marketing

Profissionais de comunicação acreditam que IA pode substituir postos de trabalho

CADASTRE E RECEBA CONTEÚDO DO PORTAL