Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Natura, Itaú e Ambev são as empresas mais responsáveis em ESG

Natura, Itaú, Ambev, Google, Grupo Boticário, Magazine Luiza, Bradesco, Unilever, Nestlé e Danone são as dez empresas mais responsáveis em ESG do Brasil. Esses são dados da nona edição do Ranking Merco Responsabilidade ESG no Brasil, que apresenta as 100 melhores empresas nesse sentido. A pesquisa de campo aconteceu entre julho e dezembro de 2022.

Com relação ao ranking de 2021, tanto Itaú quanto Danone subiram sete posições. Já a Nestlé subiu quatro, seguida pelo Google, que cresceu três posições e a Unilever duas. Vale destacar que Nestlé e Danone não estavam no top 10 em 2021.

Victor Olszenski, diretor da Merco Brasil, explica que o ranking mostra que os esforços das empresas têm sido consistentes na busca por melhorar sua atuação nos eixos ESG. Porém, ele salienta que a sociedade tem sido mais exigente e tem cobrado mais as empresas por esses esforços. “Ou seja, as empresas avançam, mas a sociedade quer maior velocidade nesses avanços”, frisa.

As empresas brasileiras representam metade do top 10 e são 43% das 100 melhores do ranking. Além disso, das 15 companhias que entraram no ranking de 2022, seis são brasileiras: Eurofarma (54ª), Aché (58ª), Aurora Alimentos (63ª), Camil (72ª), Riachuelo (74ª) e Cemig (100ª).

Para Olszenski, a presença expressiva de empresas brasileiras no ranking revela ganho de excelência e o esforço delas em ganhar competitividade e reconhecimento não só no País, como trabalhar em nível de igualdade de condições com as empresas multinacionais.

A pesquisa de campo também incorporou uma análise detalhada dos públicos em cada uma das três áreas de impacto: Environmental (E), Social (S) e Governance (G), gerando outros três rankings diferentes.

Dentro de Environmental, as cinco melhores empresas foram: Natura, Grupo Boticário, Ambev, Itaú Unibanco e Danone. Já no Social foram: Natura, Magazine Luiza, Bradesco, Google e Itaú Unibanco. Enquanto no Governance foram: Natura,Itaú Unibanco, Ambev, Google e Magazine Luiza. Olszenski explica que a separação por pilares da sigla começou no ano passado, mas que, neste ano, as análises se tornam mais profundas e detalhadas em cada um dos eixos. Segundo ele, isso tornará os resultados mais profundos e ampliará a possibilidade de tomada de decisões das empresas.

Metodologia

Para chegar nesses rankings, o levantamento utilizou uma metodologia de análise que engloba 14 diferentes fontes de informação, consolidadas em 3.874 entrevistas. A metodologia parte de entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a 200 milhões de Reais por ano no Brasil, que apontam as 10 companhias de melhor Responsabilidade ESG.

A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas de informação econômica, representantes do governo e gestores de mídias sociais.

Pesquisa Merco Sociedade

O ranking conta também com a pesquisa Merco Sociedade, desde o ano passado. Este indicador mede a reputação da perspectiva cidadã, que integra o “ser ético” com o “fazer responsável”, enfatizando a legitimidade social, a licença social e a plausibilidade social.  Também são consideradas as avaliações de Merco Digital, ou seja, a “conversação” gerada nos meios digitais, influenciadores e usuários, além dos indicadores objetivos respondidos pelas próprias empresas. 

“A pesquisa junto à sociedade avalia 12 dimensões sobre reputação e o comportamento das empresas em relação ao meio ambiente, à responsabilidade social e à governança corporativa”, explica o diretor da Merco Brasil. O executivo ainda enfatiza que a pesquisa abre um olhar sobre as empresas que outras pesquisas não mostram, mas que são importantes para a decisão sobre a compra ou não de um produto ou sobre a consideração sobre marcas e seu comportamento em âmbitos mais abrangentes. “Como resultado, as empresas têm um balizador seguro para atuar estrategicamente junto a esse público”, complementa.

Confira os rankings abaixo:

Ranking Merco Responsabilidade ESG Brasil 2022
20212022RANKING (ESG)
11NATURA
92ITAÚ UNIBANCO
33AMBEV
74GOOGLE
25GRUPO BOTICÁRIO
46MAGAZINE LUIZA
67BRADESCO
108UNILEVER
139NESTLÉ
1710DANONE
811MERCADO LIVRE
2112COCA COLA
2213HOSPITAL ALBERT EINSTEIN
514AVON
1115TOYOTA
3016HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS
2817APPLE
*18NIKE
2519ALPARGATAS
2920AMAZON
Ranking por pilares
2022RANKING (E)RANKING (S)RANKING (G)
1NATURANATURANATURA
2GRUPO BOTICÁRIOMAGAZINE LUIZAITAÚ UNIBANCO
3AMBEVBRADESCOAMBEV
4ITAÚ UNIBANCOGOOGLEGOOGLE
5DANONEITAÚ UNIBANCOMAGAZINE LUIZA
6UNILEVERAMBEVBRADESCO
7GOOGLEGRUPO BOTICÁRIOPFIZER
8NESTLÉPFIZERUNILEVER
9AVONMERCADO LIVRENESTLÉ
10MCDONALD´SNUBANKDANONE
11ALPARGATASHOSPITAL ALBERT EINSTEINCOCA COLA
12BRADESCODANONEGRUPO BOTICÁRIO
13NIKENESTLÉAPPLE
14FIATAVONTOYOTA
15COCA COLACOCA COLANIKE
16HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊSAPPLEMERCADO LIVRE
17RENNERHOSPITAL SÍRIO-LIBANÊSHONDA
18AMAZONTOYOTAHOSPITAL ALBERT EINSTEIN
19APPLEUNILEVERHOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS
20HONDAMCDONALD´SAMAZON

Fonte: M&M

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas Postagens

Make B. lança primeira linha de pincéis acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida

Home office ou comida no escritório? A estratégia da Danone é focar na saúde e não importa o lugar

5 tendências de mídia para ficar de olho em 2025

Beleza com propósito: O salão que promove aceitação da beleza natural feminina

Optimus: robô humanoide da Tesla dança e serve bebidas durante evento de Musk

Nova AI do Google está transformando tudo em podcasts

Threads tem 20% de queda no número de usuários ativos

Como usar a tecnologia para alcançar as metas da sua empresa

Estudo aponta 6 lições de Experiência do Consumidor para o varejo extraídas da pandemia

Como preparar o marketing para a LGPD?

 6 Pilares essenciais que sua empresa precisa para um desenvolvimento sólido e integrado com o futuro.

Quais são os desafios enfrentados por gerentes de marketing on-line?

Inscreva e receba novidades

CADASTRE E RECEBA CONTEÚDO DO PORTAL