A Dentsu lançou o relatório “The Year of Impact”, que elenca as principais tendências de mídias esperadas em 2025. A publicação explora, sobretudo, as transformações impulsionadas por algoritmos e IA, mas também aborda as novas formas de engajamento do consumidor – disciplina que promete moldar o cenário no ano que vem.
Considerando a dinâmica destas transformações, a Dentsu classifica o ecossistema de mídia em 2025 como “totalmente endereçável, comercializável e mensurável”. Estas características marcam o início da “Era Algorítmica da Mídia”, um espaço-tempo que promete impactar de forma inédita o ritmo de crescimento das marcas.
Na avaliação de Viviana Maurman, VP de Mídia da Dentsu Brasil, o início desta era já era esperado devido ao avanço e uso crescente da IA na integração da mídia, que vem transformando a relação das marcas com o público, aumentando o valor, a assertividade e a rastreabilidade dos processos.
Veja, abaixo, as cinco principais tendências mapeadas pela Dentsu:
A IA passa do impacto potencial para o impacto real
A IA evoluiu de uma tendência nascente para uma força transformadora, incorporando-se à vida cotidiana e revolucionando o planejamento de mídia, a criação de conteúdo e a interação com o consumidor.
Os micro-momentos gerados pela IA e o surgimento da personalização dinâmica estão abrindo novas portas para que as marcas criem conexões profundas e significativas com os consumidores.
Storytelling rompe a bolha algorítmica
Os interesses de nicho e os fandoms estão se tornando ativos de valor inestimável para as marcas que querem se destacar. Storytelling será a principal ferramenta para as marcas navegarem no espaço de mídia cada vez mais orientado por algoritmos, criando narrativas impactantes em plataformas digitais e de televisão conectadas.
Retail remodela a mídia
A mídia de varejo continua a crescer a uma taxa de dois dígitos, oferecendo aos anunciantes acesso a dados inigualáveis de clientes. Com os principais players, como Amazon, Walmart e até mesmo o setor financeiro, expandindo suas capacidades de anúncios, a fusão entre varejo e mídia está pronta para se tornar a base das estratégias de mídia.
A busca pela qualidade
À medida que os investimentos em mídia aumentam, também aumenta a demanda por um envolvimento de maior qualidade. As marcas devem priorizar as parcerias estratégicas e o conteúdo premium para se destacar entre os competidores e garantir que seu investimento em mídia gere resultados imediatos e valor de marca a longo prazo.
Futuro desigualmente distribuído
Como a tecnologia e os hábitos de consumo de mídia evoluem de forma desigual entre as regiões, as marcas precisarão adotar estratégias hiperlocalizadas. As divisões regulatórias, econômicas e tecnológicas estão remodelando o cenário global da mídia, e as marcas devem estar preparadas para navegar por essas complexidades.
Fonte: Mundo do Marketing